Descarte de embalagens de perfumes e cosméticos de vidro

  Pela correria dos nossos dias, fiquei um tempinho sem escrever aqui. Mas essa semana me deparei com uma dúvida e achei o assunto bem interessante para compartilhar aqui com vocês. É o seguinte, tenho algumas embalagens de vidro de perfumes que acabaram, preciso dar fim pra liberar espaço no meu "cantinho da beleza", e me veio a pergunta, o que fazer? Como posso jogar fora sem agredir o meio ambiente e sem oferecer risco a pessoa que irá coletar o lixo? Não acho aconselhável descartar vidro no lixo comum. Ainda mais sem cuidados! E os esmaltes e cremes que terminaram? Onde jogar fora? Fiquei um tempinho pensando a respeito, pois infelizmente no condomínio onde moro, ainda não tem um programa de reciclagem e reutilização do lixo.
Daí corri para internet e bingo! Encontrei algumas alternativas de reciclagem e artesanato c/ essas embalagens (lógico que vou tentar executar alguma), e opções de descarte consciente.
Começando pelo ARTESANATO, pra quem gosta de reaproveitar e reutilizar "coisinhas e objetos" assim como eu, e com essa moda “do lixo ao luxo”, separei algumas ideias bacanas e possíveis de fazer que encontrei no PINTEREST. Depois a dica que encontrei sobre o descarte consciente e seguro no Rio de Janeiro. 


Espero que gostem.. grande beijo mores!


Embalagens de perfume vintage de grandes marcas, com pedrarias e broches antigos.


 

Difusor e aromatizador de ambiente.


 


Vaso de flor para decorar. 




Prateleira suspensa de banheiro charmosa.




Esse aqui é puro luxo, a diva J. Lo fez um lustre para casa dela só utilizando as embalagens do seu perfume! Diva pode né... 




Vidro de perfume decorado com barbante deu um jarrinho lindo. 





  

 Prefere se livrar da embalagem? Então, falando do DESCARTE CONSCIENTE, é aconselhável procurar programas de coleta e reciclagem disponíveis mais próximos de você. Mas por que isso é importante? Porque reduz o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado dessas embalagens, pois demoram muitos anos para se decomporem no meio ambiente. E porque também garante benefícios para toda a sociedade,gerando renda e oportunidade para cooperativas de coleta de lixo. Inclusive algumas grandes empresas do ramo de perfumaria e cosméticos, já possuem esse tipo de programa de reutilização, e disponibilizam pontos de coleta que estão em suas lojas físicas, como O BOTICÁRIO e a MAC, por exemplo. Basta consultar no site. 


O Boticário disponibiliza pontos de coleta em algumas de suas lojas físicas.





 Aqui no Rio de janeiro, a prefeitura tem um programa de coleta seletiva que oferece a população. Basta consultar no site a sua localidade e instruções para separação correta e agendamento do serviço. Acho muito legal as pessoas que se preocupam com essa questão ambiental.

http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?id=4380174














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLUSH A.M.A.R.E.L.O - Make do Instagram

Formas e muita Diversão! A tendência de acessórios para 2017!